9º Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce reforça governança e união pela água 3g2j5c


20 maio/2025

De 12 a 15 de maio, Colatina (ES) sediou o 9º Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce, reunindo mais de 100 representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Doce, autoridades e especialistas de Minas Gerais e do Espírito Santo. Com o tema “Unidos pela água, fortalecendo a governança”, o evento promoveu debates, capacitações e trocas de experiências sobre os desafios e oportunidades da gestão hídrica na bacia. Dentro da programação, aconteceu o Encontro de Segmentos, que integrou membros do poder público, usuários e sociedade civil.

A programação teve início com o credenciamento e a cerimônia de abertura, marcada por falas institucionais e pelo fortalecimento dos laços entre os comitês. O destaque da noite foi a palestra do professor Sérvio Pontes Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que ressaltou o papel da ciência na construção de um futuro mais sustentável. “Usar a água adequadamente é a maneira fundamental de se minimizar as chances do ambiente adoecer. Isso tudo a pela qualidade da água e pela gestão da sua disponibilidade e uso.”

O segundo dia teve como foco os desafios e perspectivas da governança das águas. A mesa-redonda da manhã debateu o papel dos CBHs como órgãos de Estado, com a presença de representantes da ANA, IGAM, AGERH e Comitês afluentes de MG e ES. Em seguida, houve capacitação promovida pela AGEVAP, com ênfase em inovação e tecnologia. Para Fábio Ahnert, diretor-geral da AGERH, o evento reforçou a importância da integração institucional. “Queremos andar de mãos dadas com os comitês afluentes, no sentido de fortalecer e fazer com que sejam cada vez mais reconhecidos na importância das decisões que tomam na bacia hidrográfica.”

À tarde, os participantes apresentaram experiências e se dividiram em grupos temáticos para a primeira rodada da Troca de Saberes, abordando temas como Plano Diretor, outorga, mobilização territorial e comunicação. O dia terminou com o compartilhamento das principais sínteses das discussões.

Na quarta-feira, os representantes dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Espírito Santo, Dr. Leonardo Castro Maia e Dra. Elaine Lima, apresentaram os principais pontos do novo acordo de repactuação da Bacia do Rio Doce, destacando avanços esperados e formas de monitoramento. Em seguida, houve debate com representantes dos comitês.

A promotora destacou o papel estratégico dos comitês nesse novo momento. “A participação dos comitês da Bacia do Rio Doce como fórum legítimo de gestão e fiscalização dos recursos é de fundamental importância. Estamos organizando estruturas de deliberação e acompanhamento desses R$ 100 bilhões destinados à recuperação da bacia.”

À tarde, os participantes realizaram visita técnica ao sistema de tratamento de esgoto de Colatina e ao novo aterro sanitário da região noroeste do estado.

Encontro de segmentos

No dia 15 de maio, os participantes se reuniram na UNESC para o Encontro de Segmentos, que integrou membros do poder público, usuários e sociedade civil. A atividade fez parte da programação do 9º Encontro de Integração.

Após os trabalhos em grupo, as devolutivas foram apresentadas em plenária final. O evento foi encerrado com a elaboração coletiva da Carta do Encontro de Integração, reafirmando o compromisso dos comitês com uma gestão participativa, integrada e sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Doce.