Iniciativa Rio Vivo: Nascentes cercadas, rios protegidos 552f62
Postado em: Notícias 37284k
Por: Cbh202109 0 Comentário
Por meio da Iniciativa Rio Vivo, 1.746 nascentes foram cercadas na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Além disso, obras de implementação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico e implantação de Sistemas de Barraginhas avançaram no território. O resultado representa o esforço coletivo de todos os comitês com a conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos.
A Iniciativa é realizada com recursos da cobrança pelo uso da água, instrumento de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar receita para investimentos na recuperação e preservação dos recursos hídricos.
Desde 2021, foram desembolsados mais R$36 milhões para a execução das ações, que contemplaram propriedades rurais inseridas nas bacias dos Rios Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu, bem como na porção capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
Com base em diagnósticos dos imóveis rurais, a Iniciativa Rio Vivo tem como objetivo aumentar a disponibilidade de água dos rios por meio do cercamento de nascentes. Para tanto, também foram destinados recursos para o desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário em propriedades rurais e de controle de geração de sedimentos.
Confira abaixo o balanço completo das ações:
Alto Rio Doce
Região do Rio Piranga
230 nascentes cercadas e 20 implementação de Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico.
Região do Rio Piracicaba
752 nascentes cercadas
Região do Rio Santo Antônio
315 nascentes cercadas e cinco implementações de Sistemas de Barraginhas.
Médio Rio Doce
Região do Rio Suaçuí
223 nascentes cercadas
Região do Rio Caratinga
179 nascentes cercadas e 24 instalações de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico.
Região do Rio Manhuaçu
11 nascentes cercadas.
Nascentes começam a ser cercadas no Espírito Santo
O Rio Vivo já teve início na porção capixaba da Bacia do Rio Doce. Os municípios de Sooretama, São Gabriel da Palha, Itarana e Brejatuba foram os primeiros contemplados.Até o fim de março, a iniciativa contabilizava 36 nascentes cercadas.